Página Inicial > Notícias > Salário no Brasil Cresceu 9,7% reais

Salário no Brasil Cresceu 9,7% reais

19, janeiro, 2012

Levantamento divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostra que o Brasil, em média, teve um aumento salarial 9,7% acima da inflação entre 2000 e 2010. Com esse resultado, o País fica na quinta posição, entre dez nações da América Latina, no ranking do relatório “Panorama Laboral 2011”. A Argentina foi o país da região que teve o maior ganho de rendimentos, descontando a subida dos preços, com 100% de aumento real nos salários. Em seguida estão Chile (21,5%), Costa Rica (15,4%) e Colômbia (11,0%). 

Ao comentar os números brasileiros, o estudo diz que há um menor ritmo de incremento acima da inflação nos rendimentos nos últimos anos. Isso estaria relacionado com “a desaceleração da economia e os fortes reajustes dos últimos anos”, que diminuíram a possibilidade de obter aumentos maiores, diz o organismo multilateral. No ano passado, o Brasil teve uma menor valorização salarial que Uruguai, Chile e Paraguai, com base em dados até o terceiro trimestre.

Para a OIT, o desemprego urbano na América Latina e Caribe deve fechar 2011 no nível mais baixo da série histórica, iniciada em 1990. A taxa projetada é de 6,8%, o que representa uma queda de 0,5 ponto percentual em comparação a 2010. Com isso, cerca de 700 mil pessoas deixam a lista de desempregados em áreas urbanas, mas cerca de 15,4 milhões ainda permanecem sem ocupação. A expectativa é que o índice de desemprego dessas regiões fique estável em 2012.

Fonte: Valor Econômico

Categories: Notícias Tags:
Os comentários estão fechados.